quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Por que a circunferência tem 360º?

 

Dividindo-se uma circunferência em 360 partes iguais, chama-se grau à medida do arco correspondente a uma dessas 360 partes.

Essa é a forma clássica de apresentar a definição de grau, quer pela maioria dos autores de livros didáticos, quer em sala de aula pelos professores ao iniciarem o estudo de conteúdos que envolvam medidas angulares, como, por exemplo, trigonometria.
Tão logo é apresentada, uma pergunta vem à cabeça dos interessados pelo assunto:
Por que se escolheu dividir a circunferência em 360 partes iguais?
Não existem explicações absolutas que justifiquem os motivos que levaram a tal divisão, entretanto, pelo menos duas delas podem ser aceitas como as mais prováveis: 

  • Hiparco de Nicéia (190 a.C. e 125 a.C.) matemático e astronomo grego foi um dos grandes nomes da escola de Alexandria. É conhecido, hoje, como fundador da Astronomia e Pai da Trigonometria. HiparcoFortemente influenciado pela matemática dos babilônios, que utilizavam um sistema de numeração de base 60 (sistema sexagesimal), Hiparco acreditava ser essa a melhor base para fazer contagens. Os motivos se devam, talvez, ao fato de que 60 é um número que possui muitos divisores (1, 2, 3, 4, 5 , 6, 10, 12, 15, 20, 30 e 60) o que o torna possível de ser decomposto num produto de vários fatores, facilitando, dessa maneira, principalmente, as operações de divisão. Deve-se a ele, inspirado pelos trabalhos de Hipsicles (180 a.C.) a divisão da circunferência em 360 partes iguais, bem como a divisão do grau em 60 minutos e a do minuto em 60 segundos.
  • As antigas civilizações, cerca de 4000 a.C., acreditavam que o Sol girava em torno da Terra descrevendo uma órbita circular perfeita que durava 360 dias para se completar.Assim sendo, a cada dia o Sol percorria um arco correspondente a 1/360 da circunferência total. A esse arco associava-se um ângulo cujo vértice era o centro da Terra e cujos lados passavam pelas extremidades do arco. À medida desse ângulo foi dado o nome de grau e simbolizada por 1°.

Atualmente a unidade padrão de medida de ângulo plano adotada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI) é o radiano (simbolizada por rad), definida como sendo o arco de circunferência cujo comprimento, quando retificado, vale o raio da circunferência que o contém.

 

Francisco Ismael Reis

2 comentários:

  1. :/ ñ foi muito preciso

    ResponderExcluir
  2. Essas civilizções de 4.000 anos a.C., não sabiam que o ano tem 365 dias? Muito improvável que não soubessem...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...