sábado, 9 de janeiro de 2010

A história do número 1

 

A História do Número 1, produzido pela BBC e apresentado por Terry Jones, que usa uma boa dose de humor (inglês) para contar a história desse número.

Sobre o vídeo no YouTube:

"O herói desta história é um mestre na arte do disfarce. Para algumas pessoas ele apareceu em forma de cunha, para outras como um cone. Mas independente da forma que assumiu, ele sempre foi o numero "1". Sua história é a nossa história. É uma história de lutas, de sabedoria, de filosofia. Uma história sobre as origens dos números. Nós veremos como o "1" ajudou a criar as primeiras cidades, como ajudou a construir impérios, e como inspirou as mentes mais brilhantes da história. Também conheceremos sua participação no modo de funcionamento do dinheiro. Por fim veremos como o "1" se associou ao "0" para dominar o mundo em que vivemos hoje. O mundo digital que funciona com "1"s e "0"s."

 

 

 

 

 

 

 

A História do número 1, não se restringe a contar apenas a  história do número 1. É, acima de tudo, um trabalho muito bem produzido que relata de maneira muito bem humorada a origem dos números, desde os egípcios e os sumérios, passando pelos romanos e chegando aos dias de hoje, o “mundo digitalizado”, no qual o zero e o um , que  formam a base do sistema binário de numeração –que dá suporte a todo tipo de computação –, assumem um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico.

É um trabalho educativo recomendado a alunos e professores que pode ser utilizado dentro e fora da sala de aula com o propósito de acrescentar e enriquecer conhecimentos de Matemática e História.

 

Francisco Ismael Reis.

AssinaturaFundoCla

09/01/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...