terça-feira, 26 de março de 2019

Pitágoras

Resultado de imagem para pitágoras“Pitágoras nasceu em 582 a.C., em Samos. Era filho de Mnesarcos que contratou grandes homens da época, como Ferecides e Hermodamas para ensiná-lo. Pitágoras aprendeu rapidamente e, em pouco tempo, deixou para trás seus mestres matemáticos e filósofos; com dezoito anos participou dos jogos olímpicos como pugilista e ganhou todas as competições que disputou. Com mais ou menos dezenove anos, iniciou uma viagem em direção ao oriente; dirigiu-se primeiro à Babilônia onde esteve em contato com os sábios da terra, homens que pertenciam a uma raça já antiga em cultura; depois dirigiu-se à Índia onde encontrou Ciência e também a Filosofia budista, que o influenciou pelo resto de sua vida. No Egito, esteve em contato com sacerdotes do Nilo. Quando regressou à Grécia já estava com 53 anos e tornou-se líder de um movimento religioso por toda a Grécia, movimento este que tinha como base o misticismo, ritos de abstinência, pureza e meditações. Seus adeptos usavam roupas que os distinguiam das pessoas comuns. A escola pitagórica durou cerca de 150 anos, e a vida mística dos pitagóricos não impediu de fundarem a Aritmética, ou a Ciência dos Números.

Como astrônomo, foi o primeiro a afirmar que a Terra era redonda e estava suspensa no espaço, assim como os planetas giravam em torno de uma chama central à qual dava o nome de Héstia, que não era o Sol; este por sua vez recebia a luz de Héstia e a refletia. O movimento dos planetas produzia sons que nós não ouvíamos, porque estamos acostumados com eles. Com essa forma de pensar o seu sistema foi o melhor que se conheceu até Copérnico.

Obcecado por números, nos deixou a célebre frase: todas as coisas são números. Achava que o Universo era uma escala musical e ao número 1 (um) atribuía a própria essência da vida, pois tudo vem de um deus que é onipotente, onipresente e onisciente e é simplesmente um. Com sua teoria dos números, desenvolveu o estudo das notas musicais que o levou a descobrir que cordas em vibração emitem sons que dependem de seus comprimentos. cordas-PitágorasPitágoras construiu um instrumento de cordas para ensaiar e demonstrar essa teoria, acredita-se ter sido esse o primeiro instrumento de Física que existiu, em outras palavras, talvez tenha sido o primeiro experimento na história, onde a Matemática foi relacionada com a Natureza, assim como a primeira tentativa de equacionar um fenômeno natural. Ao tomar conhecimento de que as notas são obtidas por divisões da corda por números inteiros, atribuíram ao fato o significado de uma força mística. A relação entre os números e a Natureza era tão perfeita que não só os sons naturais, mas todos os eventos deveriam ser números representados por harmonias; até as órbitas dos corpos celestes estariam relacionadas aos intervalos musicais, assim os movimentos celestes representavam a Música das esferas.

Monedas griegas  con el Pentagrama pitagórico halladas en Metaponto (450 a.C).Em sua sociedade secreta, os pitagóricos tinham o pentagrama, ou a estrela de cinco pontas, como emblema; não era permitida a entrada de mulheres e eles passavam os dias buscando relações matemáticas para explicar a harmonia do mundo. Também toda e qualquer descoberta feita deveria ser atribuída ao mestre e jamais revelada a uma pessoa estranha; diz-se que foi Pitágoras (ou sua sociedade) o responsável pela introdução do sistema de pesos e medidas na Grécia.

A cidade de Milos, palco principal dos pitagóricos, quando de uma revolução mais ou menos em 501 a.C., teve o governo derrubado, o palácio incendiado e vários pitagóricos foram assassinados; o próprio Pitágoras fugiu para Tarento, de onde se dirigiu para Metaponto e aí perdeu a vida numa revolta em 501 a.C. Estudos sobre Aritmética, Geometria, Música e Astronomia eram considerados fundamentais para os pitagóricos. Foi Pitágoras quem classificou a Matemática em Aritmética ou números absolutos, Música em números aplicados, Geometria em grandezas em repouso e Astronomia em grandezas em movimento,

Assim como Cristo e Sócrates, Pitágoras não escreveu qualquer trabalho que tenha chegado até nós, logo o que sabemos tem origem em três fontes:

  1. Os escritos de seus discípulos e seguidores como Nicomano, autor de Introdução à aritmética, onde retrata os ensinamentos dos pitagóricos.
  2. Nas obras de Platão que, por sua vez, foi muito influenciado pelos seguidores de Pitágoras.
  3. Nas obras de Aristóteles que cita e resume o pensamento pitagórico, embora muitas vezes discorde do mesmo.

A biografia de Pitágoras só foi escrita por volta de ano 300 d.C. por Diógenes Laércio, portanto muita coisa é desconhecida ou lendária.

O homem Pitágoras morreu, mas seus ensinamentos continuaram e seu trabalho foi descrito por Filolau de Tebas cerca de cem anos depois de sua morte”

Texto extraído do livro A Matemática na arte e na vida de Paulo Roberto Martins Contador – Editora Livraria da Física – 2ª edição – 2011 – Pág. 51 a 53.

Uma leitura mais que recomendada e obrigatória para todos os amantes da Matemática e para os que buscam desvendar o fascínio provocado pela Divina Proporção ou Proporção Áurea, aqui explicada com  muita clareza pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...