segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

História e dimensões da bandeira nacional

 

A maioria dos brasileiros desconhece que a fabricação da Bandeira Nacional obedece a critérios estabelecidos na legislação brasileira e são padrões definidos para todas as figuras geométricas presentes na bandeira: o retângulo, losango e o círculo.
Existem diferentes versões da Bandeira Nacional, antes da que conhecemos, que foi instituída logo após a proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889. A Bandeira Nacional ainda sofreu algumas influências da bandeira utilizada nos tempos do Império, e a frase "Ordem e Progresso" inspira-se diretamente no lema do autor do movimento positivista Auguste Comte, ocorrido na França, no século XIX: "o amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim". As quatro cores da Bandeira Nacional representam, simbolicamente, as famílias reais das quais descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo, esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889. As 27 estrelas da nossa bandeira foram inspiradas nas constelações presentes no céu do Rio de Janeiro. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. Num total de nove constelações. São elas: Cão Maior, Cão Menor, Carina, Cruzeiro do Sul, Escorpião, Hidra Fêmea, Oitante, Triangulo Austral e Virgem.

De acordo com a legislação, as bandeiras podem ter tamanhos diversos, e podem ser classificadas em tipos:

Tipo Tamanho da largura
1 45 cm
2 90 cm
3 135 cm
4 180 cm
Outros até 7 múltiplos de 45 cm

As bandeiras fabricadas com dimensões maiores ou menores, ou intermediários, conforme as condições de uso, devem obedecer, entretanto, as devidas proporções especificadas pela legislação, demonstradas abaixo:

Proporções das dimensões Fator
Largura (L) 14 x M
Comprimento (C) 20 x M
Distâncias dos vértices do losango ao quadro extremo (1) 1,7 x M
Raio do círculo azul 3,5 x M
Largura da faixa branca 0,5 x M

Para se determinar esses valores, devemos realizar as seguintes etapas:

[;1-;] dividir a largura medida da bandeira por 14. O valor encontrado será considerado uma medida ou módulo (M);
[;2-;] A esse módulo serão multiplicados fatores que nos darão as outras medidas que a bandeira deve ter, conforme demostrado na tabela acima. Essas proporções das medidas que a bandeira deve ter podem também ser observadas no desenho abaixo.

Bandeira2

Para saber mais visite o blog Fatos Matemáticos do Prof. Paulo Sérgio C. Lino.

Outras informações você encontrará em:

Bandeira

Bandeira nacional

Bandeira nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, 

Blogger...